Erguemo-nos a Ajudar os Outros
No cumprimento dos nossos estatutos, e em parceria com o Estabelecimento Prisional do Funchal, estamos a desenvolver um projeto de sensibilização dos reclusos para a temática da dependência, com o declarado intuito de fazer despertar em cada um a força de vontade de superar problemas emocionais passados que possam vir – ou tenham vindo – a culminar em adições com ou sem substâncias.
Serão criados pequenos grupos de reclusos (em número igual ou inferior a 10), onde possam ser partilhadas histórias de recuperação, à semelhança do que acontece no “Programa dos 12 passos”.
Cada reunião terá como convidado da nossa Associação alguém com uma história de recuperação sólida que inspire os restantes membros do grupo a partilhar vivências parecidas e a identificar sentimentos. O objetivo é a entreajuda, a dissuasão mútua de comportamentos auto lesivos e o posterior encaminhamento para tratamento, se for caso disso.
Tal como acontece nas reuniões de Alcoólicos Anónimos e Narcóticos Anónimos, o que consomem/consumiam, como e onde, pouco importa. Menos importante ainda será a razão pela qual se encontram privados de liberdade. O foco é o reconhecimento do problema que está na origem do comportamento aditivo e a busca conjunta da solução.
As reuniões deverão ter a duração de uma hora e meia, com periodicidade mensal e deverá contar com a presença de um psicólogo ou um terapeuta da equipa técnica da nossa Associação, pontualmente acompanhados da Presidente da Direção, e um convidado em recuperação. Sendo certo que estamos em condições de iniciarmos as reuniões logo que autorizados para o efeito.